Resíduos Industriais

A geração de resíduos representa um dos maiores desafios para as sociedades contemporâneas. O crescimento populacional e o constante desenvolvimento das indústrias obrigam a busca de soluções para o manejo adequado dos resíduos. A atividade industrial gera impactos ambientais e exige da indústria uma postura pró-ativa com relação à sustentabilidade do planeta.

lixo industrial

A análise da problemática dos resíduos sólidos industriais no Brasil mostra uma tendência crescente na identificação das quantidades de resíduos industriais gerados, tendência esta detectada por um controle mais eficaz por parte das agências ambientais e pela implantação de sistemas de gestão ambiental por parte de empresas. Este cenário aponta a necessidade, urgente, de utilização de novas tecnologias que auxiliem no gerenciamento dos resíduos gerados pelo parque industrial brasileiro, eliminando ou minimizando passivos ambientais e, conseqüentemente, os riscos à saúde pública no que se refere à contaminação do solo e dos corpos d’ água.

Um dos problemas ambientais mais relevantes da atualidade diz respeito aos resíduos que sobram dos processos de produção das indústrias. Atualmente, a maior parte desses materiais é jogada em aterros sanitários e industriais, uma solução temporária longe de ser a ideal. Os aterros são locais onde os resíduos são “enterrados” em áreas previamente impermeabilizadas e protegidas para impedir que os líquidos e/ou gases resultantes de sua composição contaminem o ambiente. Esta solução, porém, não é sustentável, pois com o passar do tempo o risco de contaminação aumenta, uma vez que os resíduos não se decompõem.

Em média, do total aproximado de 8 milhões de toneladas de resíduos industriais processados no país, 14% segue para fornos de cimento, 78% para aterros e o 6% restante é dividido entre incineração e outros tratamentos térmicos e tratamentos biológicos.

Em 02/08/2010 foi sançionada à Lei de Resíduos Sólidos, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que por sua vez regulamenta a destinação final dos lixos produzidos. Entre as diretrizes da PNRS está a proibição do lançamento de resíduos sólidos em praias, rios e lagos, e queimadas de lixo a céu aberto. A política incentiva também a reciclagem e a compostagem – transformação do lixo em adubo – e proíbe a coleta de materiais recicláveis em lixões ou aterros sanitários.

DETRITUS

Como podemos ajudar?

Para valorizar resíduos, criamos a plataforma virtual DETRITUS. Nela, as pessoas ou empresas de todos os tamanhos e atividades podem anunciar os resíduos gerados em seus processos e negociar com empresas/pessoas que buscam esses resíduos como matéria prima para seus negócios.

Também é possível anunciar as suas necessidades . Exemplo, uma empresa que necessite de plástico. Com o anuncio, usuários do site DETRITUS que possuem esse material irão entrar em contato.

Para criar um usuário, fazer anúncios e buscar por oportunidades é feito de forma gratuita e sem limitações. Toda a negociação e pagamento podem ser feitos diretamente entre o comprador e o vendedor, não gerando nenhum custo da plataforma para ambas as partes.

  • Cadastre-se gratuitamente e gere valor em seus resíduos.